Ichigo-Ichie

Ichigo traz em seu significado toda a vida de uma pessoa, desde o seu nascimento até a sua morte e Ichie, que literalmente representa “encontro único”, implica que os encontros entre as pessoas ocorrem uma única vez na vida e jamais se repetirão da mesma forma, pois tanto o local quanto as pessoas não serão mais os mesmos daquele encontro. Ichi, em japonês, além do número 1 tem o significado de “one chance” ou chance única.

Em dezembro de 2009 parti para o extremo sul do Japão com destino à  Kagoshima, cidade esta que fica de fronte ao Vulcão ativo Sakurajima, uma imensa demonstração de vida da natureza soltando cinzas de duas a três vezes  por dia através de suas “baforejadas”. No início é assustador e ao mesmo tempo maravilhoso, mas com o decorrer do tempo ficamos habituados a cultuar as forças da natureza que abastecem o solo oriental com adubo de primeiríssima qualidade. O objetivo da viagem foi dividido entre a fotografia e o trabalho em um projeto envolvendo a disseminação da arte de degustar e comercializar café na plenitude de seu preparo.

No decorrer dos 32 dias que permaneci em solo oriental tive o privilégio de participar como convidado especial nas tradicionais Cerimônias do Chá e foi lá que conheci a expressão Ichigo-Ichie através do símbolo que representa o número 1 na primeira Cerimônia do Ano do Tigre de 2010. Esta simbologia chamou muito minha atenção seguida pelo respeito que até então jamais havia presenciado com tanta intensidade. Busquei imediatamente saber mais sobre Ichigo-Ichie e hoje assino junto ao meu nome em todas as Fotografias Fine Art.

Ichigo traz em seu significado toda a vida de uma pessoa, desde o seu nascimento até a sua morte e Ichie, que literalmente representa “encontro único”, implica que os encontros entre as pessoas ocorrem uma única vez na vida e jamais se repetirão da mesma forma, pois tanto o local quanto as pessoas não serão mais os mesmos daquele encontro.

Ichi, em japonês, além do número 1 tem o significado de “one chance” ou chance única.

É o “ichi” que deu origem a identidade visual de etrauer Creative Photo Studios e remete ao momento único em que registramos uma imagem para que a mesma possa – em tempos futuros – trazer de volta as lembranças de um momento especial.

A expressão Ichigo-Ichie ensina que ambos protagonistas dos encontros devem aproveitar esses momentos em sua plenitude com respeito, interesse, emoção e sabedoria. Ao descobrir na expressão facial e nos gestos e ações das pessoas este significado, a relação com a fotografia foi imediata, pois na foto registramos um momento que influenciará nossas lembranças em um tempo futuro onde a magia do reencontro é fortalecida na emoção e memória de todos nós. Cada foto é também única e a energia Ichigo-Ichie se fez presente desde então em todos os momentos que de minha vida.