Depoimentos

Daniel Lucena – Músico, Compositor e Poeta – Expresso Rural.

“O trabalho de Eduardo reflete a alma da retina e a limpidez do cristalino. Fotografa com o coração. Tem a simplicidade do ‘lambe-lambe’, a precisão do olhar aquilino e a sensatez do equilíbrio. É a pura tradução do belo no alvo papel da vida” (Expresso Rural)

Paulo Back – Baixista da Banda Expresso Rural e Roteirista da Empresa Mauricio de Sousa Produções

“A amizade com o Eduardo Trauer já vem de longa data. Era aquele carinha que eu encontrava pelas ruas e sempre me perguntava do Expresso Rural. Por isso não foi novidade quando, ao tocarmos no CIC em 2007, encontrei-o na platéia. Só que algo me chamou a atenção. Ele estava acompanhado de uma máquina fotográfica com uma lente enorme, que lá do palco, ja chamava a atenção. Naquele ano, a fotografia não passava de um hobby para o Eduardo, mas quando ele me mostrou as fotos, a curiosidade se transformou em surpresa, e esta surpresa, com os anos virou admiração. Trauer não tira fotos, ele captura momentos. Seus cliques tem vida, emoção, sentimento… há algo sempre atrás de cada fotografia. Pode ser apenas a foto de uma bota, um aperto de mãos, o braço de uma guitarra, mas elas dizem muito mais do que isso. Elas saltam do papel, da tela, do monitor. O que era paixão e apensa um hobby acredito que hoje ele encare como profissão, que acho que é como ele deve descarregar todo seu talento. Depois disso em todos os shows ele estava lá… clicando tudo e todos. E são sempre momentos. Por incrível que pareça, foi o único fotógrafo em todos esses anos de shows que não tirou uma foto da banda inteira. Esse é o diferencial… não precisa. É um fotógrafo de detalhes, e são esses detalhes que fazem dele o meu fotógrafo preferido. Anos depois as melhores fotos foram reunidas numa exposição bancada, suada e trabalhada por ele. ‘Harmonia’. Hamonia é tudo que ele tem captado e para nós do grupo. E esta foi e ‘é’ a maior homenagem que a banda poderia receber em todos esses anos. Se ele é fã do grupo podemos dizer que o a relação é mútua. Sou fã (e somos fãs) desse grande cara e grande profissional. Eduardo Trauer, que em curtos segundos tem a capacidade de captar grandes detalhes.”  Expresso Rural

Cristiano Forte – Músico/baterista profissional há 25 anos, Educador Musical e Pedagogo com Pós Graduação em Música: Práticas Sociais.

“Eduardo Trauer vem colaborando com nosso meio musical nos presenteado com registros e olhares que vão além da visao do publico, pois traz detalhes e cores que salientam o imaginário e todo o sonho que é viver de música.”(www.cristianoforte.com.br)

Fabio Dwyer – Toronto, Canadá Songwriter & Guitarist fabiodwyer.com

Ao compor uma música, antes se forma uma imagem em minha cabeça, como uma foto ou um filme. É como me vem a tal da “inspiração”. Quando compus as músicas para meu CD Central Station, tentei traduzir essas imagens em canções. Chegada a hora de preparar a fotografia para capa, material promocional e efeitos visuais para o show de lançamento, o Trauer entendeu minha música tão bem e conseguiu traduzi-las em imagens novamente. Captou minha inspiração inicial e fez ainda melhor: adicionou novas cores, sombras e nuances que tornaram minha música uma arte mais completa e rica, um banquete para os olhos e ouvidos. Essa capacidade de captar momentos únicos, a sensibilidade de enxergar o que os outros apenas vêem é um talento especial, e o Eduardo foi abençoado com ele. Nossa parceria foi uma das melhores experiências profissionais colaborativas que tive em 20 anos de carreira

Rodrigo Koerich – tecladista da Banda CODA e Brazilian Pink Floyd Florianópolis SC Brazil

Tenho acompanhado o trabalho do Eduardo Trauer como fotógrafo há uns 5 anos (desde 2010), com fotos sobre os mais variados temas, desde música, artes, paisagens do mundo e a vida cotidiana das pessoas.A partir das fotos do Eduardo comecei a prestar mais atenção aos detalhes e ser mais exigente com as fotografias que via por aí e foi então que realmente percebi o quanto seu trabalho é diferenciado. Não conheço ninguém que tire fotos tão maravilhosas quanto o Eduardo. As imagens por ele capturadas conseguem retratar algo que nem mesmo quem está na cena percebe, trazendo uma visão tão detalhada e harmoniosa que realmente me impressionam. Já faz algum tempo que virei seu fã absoluto e tive o privilégio de poder contratá-lo para cobrir trabalhos da gestação de minha filha e nos shows da banda CODA e Brazilian Pink Floyd, de quem faço parte. São fotos incríveis e que eu jamais tiraria. Minha esposa já fez o Curso de Criatividade e o Olhar na Fotografia com ele e evoluiu muito na sua percepção com relação as fotos. Recomendo a todos os que gostam de fotografia que acompanhem esse trabalho maravilhoso que o Eduardo vem fazendo.

Baba Junior: Baixista nas bandas Brasil Papaya, Coda, Soul Zeppelin, Rock’n Camerata e Produtor Musical – G3 Produções

“Grande Trauer, seus registros fotográficos são obras de arte … realmente é muito prazeroso e ver os resultados dos seus trabalhos … é admirável a sensibilidade e o teu cuidado com os detalhes, para compor as fotos …obrigado por eternizar de forma tão especial, momentos únicos que vivi nos palcos! Abração e sucesso meu querido!”

Fabíola Sarubbi Marangoni – Mãe do Matteo e esposa do Rodrigo Marangoni – São Paulo

 “Quem é esse fotógrafo que bate fotos sorrindo?”
“Foi a pergunta que mais ouvi no meu casamento! Não admirada respondia: ‘É meu grande amigo e fotógrafo Eduardo Trauer. Além de excelente profissional, ele ama o que faz.’
O Eduardo tem uma sensibilidade incrível, enxerga com o coração e, por isso, suas fotos traduzem a total beleza da realidade! Os mínimos detalhes são apreciados e revelados.
Ainda no final da gestação tivemos uma sessão de fotos incríveis, realizada com muito amor! Tudo tão natural, tão gostoso!
A vida retratada pelas mãos deste fotógrafo excepcional é simplesmente uma arte, um presente para a vida toda!”

Richard Bondan – Baterista das Bandas Get Back, Liverpool Project e Soul Zeppelin

“Além de um exímio fotógrafo, dono de um talento ímpar na arte de captar boas imagens, o meu amigo Eduardo Trauer tem um talento sem igual na arte de tratar imagens: Trata detalhes pouco óbvios, que acabam deixando a fotografia com uma assinatura peculiar… …o resultado é fantástico!”

Otávio Marcolla – Músico e Professor de Gaita de Boca – Blues – Florianópolis

“Eduardo Trauer tem um talento indiscutível, captando ao vivo toda a essência e a expressão corporal de cada artista no Jurerê Jazz Festival e transmitiu o calor humano para as imagens em momentos únicos. Me sinto lisongeado pelo registro das maravilhosas imagens e agradeço em nome de todos os músicos desta trajetória. Obrigado, você é um artista de mão cheia!”